terça-feira, 14 de junho de 2016

SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO (MARTINS)


1* Momento formar 11 grupos em sala
- Cada grupo recebeu um tema a ser trabalhado
-  Fazer a leitura e debater em grupo
- Fazendo anotações individuais


CRIANÇA E O SEU MUNDO


Muitas mães passam a ficarem preocupadas quando as crianças começam a mostrar um comportamento diferente, ainda mais quando elas já frequentam a creche e não querem mais permanecer lá, as mães se espantam pois não sabem o motivo dessa mudança de comportamento.
A educadora por si passa a acreditar que a criança está agindo dessa formam, pois o vinculo afetivo entre os pais dessas crianças devem estar abalado.
Tem crianças que de primeiro momento se apega muito fácil com algumas pessoas, mais com o passar do tempo vão se retraindo dificilmente vão no colo de algum estranho,criando uma barreira isso acontece por causa da sua cultura ou da forma que os costumes do grupo familiar é organizado.
No decorrer do tempo as crianças se desenvolvem e adquirem nova experiências,criam uma noção do que podem e o que devem fazer,compreendem o espaço que tem, o que os adultos falam,e vão criando novos vínculos e carregam isso pra vida toda.



2* Momento
- Foram formados novos grupos e cada um irá ao apresentar a sua reflexão sobre o assunto que abordou no grupo anterior


ALUNOS COM DEFICIÊNCIA (INCLUSÃO)

É importante aprender e entender que as crianças com alguma deficiência é uma criança como qualquer outra, É verdade que uma criança com deficiência precisa de uma atenção maior,mas é preciso que os educadores comecem á deixar com que essas crianças criem a sua autonomia e que elas passem a interagir com os seus colegas.
A inclusão realmente é preciso.


SEXUALIDADE NA CRECHE E NA PRÉ-ESCOLA

Crianças são curiosas em relação a sexualidade então os pais e educadores precisam ter uma certa cautela e tirar as duvidas das crianças aos poucos e responder somente o que for necessário para o momento.


FAMÍLIA

A família trabalha com a identidade e com as culturas, cada criança tem a sua estrutura familiar.
A família tem o papel de ensinar as crianças á respeitarem a individualidade do próximo.


CONTROLE DO XIXI E COCÔ

As crianças não dependem somente da sua idade e sim dos incentivos dos pais para aprender a controlar o xixi e cocô, como auxilio os pais podem estar comprando pinico,perguntando as crianças quais são as suas necessidades. Para maior desenvolvimento dessas crianças é preciso que os pais e a escola estejam no mesmo ritmo.


FAZ DE CONTA

O faz de conta começa a partir do primeiro ano de vida da criança,isso faz com que ela aprenda a lidar com as emoções e o medo. O faz de conta levamos para a vida toda, numa certa idade ele deixa de ser físico e passa a ser imaginário.


TRABALHAR REGRAS NA PRÉ-ESCOLA

Para criar diciplina em crianças tem que criar atividades relacionada a sua idade aonde a curiosidade delas venha a despertar. O educador precisa sim criar regras mas deve ser tolerante ao ponto de criar um acordo juntamente com as crianças.


MORDIDAS

Mordidas nas creches acontecem com frequência pois crianças nessa idade estão na fase oral,é uma forma deles demonstrarem um certo "carinho", ou serve até mesmo para chamar a atenção não só dos educadores mais também dos pais,pois tem sim aquelas crianças que mordem os seus familiares,mais conseguimos amenizar essa situação perguntando o motivo que ela veio a fazer isso e explicando que morder machuca seus colegas.

ENCONTROS E DESPEDIDAS

As educadoras devem manter um vinculo para que os encontros e despedidas sejam saudável pra ambas as partes.



ATIVIDADE ELABORADA NO DIA 02/03/2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário